domingo, 15 de janeiro de 2012

Tokusatsus....

Sei que vocês já não são mais criancinhas, então dessa vez vai uma matéria escrita por min e sem figurinhas para vocês.
Da ultima vez eu fiz um topico sobre os generos de tokusatsus e afins, dessa vez resolvi contar um pouco da história daquilo que nos uniu aqui hoje.

Boa leitura.....


Após o segunda guerra, com o grande números de heróis americanos surgindo e declarando o amor a bandeira de seu pais, os japoneses com medo que esses  heróis “invadissem” o japão resolveram revidar. começando assim a criação dos seus heróis patriotas .Em 1958 a Compania Toei  produziu o primeiro super-herois japonês, Gekko Kamen.Mas antes mesmo da criação dos Heroi Gekko Kamen a Toho , já produzia em 1950 o Tokusatu do nosso conhecido monstro verde que assustou os japoneses por anos, o Godzila.
Após a criação de Gekko , os tokusatus foram evoluindo , até culminar na criação da primeira série Ultra , no ano de 1966. Mais tarde deu inicio a criação das series Kamen Rider e os primeiros Super Sentais.

Com o decorrer do tempo, tokus foram se adaptando as gerações, mudando um pouco suas características, mas mantendo sua essência. Atualmente todo ano temos uma série nova das franquias Rider,Ultra e Sentais, que são os mais conhecidos e produzidos pela Toei.

Apesar de tokus serem considerados por muito como séries infantis, estas acabam agradando a todos os públicos e muitas delas deixaram saudades no coração da nossa geração que cresceu assistindo na extinta TV MANCHETE as series Black Kamen Rider, Ultraman Tiga, Changeman, Jiraya , Jaspion e etc.

No brasil os tokusatus surgiram na forma de National Kid na década de 60  na antiga TV Tupi, mas foi cortada devido a ditadura. Em 70 foi a vez da Familia Ultra e dez anos mais tarde vieram os tokus mais populares da nossa geração, Changeman , Jaspion e outros.

Atualmente  o mais próximo que se ve de tokusatsu na Televisão , tanto aberta quanto fechada são os Tokus-Americanos. Séries “produzidas” por Haim Saban, o homem mais odiado pelos fãs dos gêneros.

Saban, comprou direitos sobre as series sentais e lançou uma versão Americanizada das mesmas, os conhecidos Power Rangers. Além do Rangers  Sabban produziu as séries VR Troppers ( que usava elementos de MetalHeroes), MaskedRiders (Adaptação de Kamen Rider),e Big Bad Beetleborgs (Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto). Mas das suas franquias a a de maior sucesso foi realmente a Power Rangers, que vem adaptando ano após ano os super sentais atuais.

Atualmente tokusatsus “originais” tem dado um pequeno  passo em direção as tv abertas. Foi a iniciativa da Rede TV que trouxe a série Ryukendo que apesar péssima dublagem gerou uma audiência um tanto quanto agradável para o canal, mesmo que os DVDs não tenham vendido muito.Esse ano para surpresa dos fãs da série toku-americana Power Rangers, o mesmo que foi exibido por anos na Rede Globo, será transmitido pela Rede Bandeirantes sem data e horário confirmado até o momento.

A Focus comprou o direito das séries mais antigas, como Jirayia, Changeman , Jaspion e National Kid e lançou as séries em boxes.  Na época houve muita ansiedade dos fãs para o lançamento quando os primeiros boxes foram anunciados, mas após a compra o sonho se tornou um pesadelo, pois os brindes era “ridículos” e as qualidades de imagem eram pobres .Mas no lançamento da segunda leva de boxes  a focus procurou e obteve um satisfatório sucesso em corrigir os erros.

Algumas séries obtiveram destaques não só no japão, mas também no brasil. É o caso de Kamen Rider Black , que a principio seu ator principal não teria agradado os produtores que cogitavam cancelar a série ou substituir o mesmo, mas a série fez tanto sucesso que o ator ganhou inclusive uma sequencia, chamada de Kamen Rider Black RX e é a série mais popular entre os jovens japoneses e brasileiros até hoje.


COnciente do saudosismo que algumas séries carregam nos coração dos fãs, a Toei lançou em  2009 a série Kamen Rider Decade (A primeira da nova geração que vi).Kamen Rider Decade apresentava um jovem em busca de suas memorias que viajava por diversos mundos, onde deveria enfrentar ou ajudar os riders locais.A Série passou por todos os Riders da ere Heisei  e alguns da era Showa como o Amazon e Black. Após sua conclusão Decade passa o manto para o Kamen Rider W, um detetive que protege sua cidade ao lado de seu companheiro.Mesmo sendo a melhor na minha opinião (sério), W(ou Double) não agradou tanto quando seu sucessor, Kamen Rider Ozu, que de acordo com os fóruns do gênero foi o mais popular dos rider atuais (não sei como , mas...).

Em 2011 seguindo a mesma formula a Toei lança o sentais Gokaiger







Pequeno Glossario de gêneros Tokusatsus.
SuperSentais: Grupo de guerreiros que lutram para proteger a terra.Variam de 3 a 5, cada um com uma cor diferente em sua roupa. Ex:Changeman,Gokaiger,Flashman e Maskman

KamenRider: Guerreiro e motoqueiro, sempre mascarado lutra para proteger a vida das pessoas, muitas fazes se sacrificando ou a sua liberdade. Ex: Black Kamen Rider, Decade e Kabuto.

Ultras: Guerreiro espacial que encarna em um ser humano , dando a esse grande força e poder de ficar gigante: Ultraman Tiga e Ultraman Nexus

MetalHeroes: Herois que utilizam armaduras, nem sempre são humanos e  trabalham sozinhos ou em grupo . Ex:Jiraya, Jaspion e Jiban

HenshinHeroes: Herois que se transforma em outros seres ou em outra identidade. Ex: Patrini, Cybercops e Garo

Nenhum comentário:

Postar um comentário