sábado, 1 de outubro de 2011

Metal Heroes (Começo e Fim)





O ano de 1982 foi marcado pelo lançamento de mais uma “espécie” do gênero Tokusatsu: os Metal Heroes. Quem abriu o sucesso dessa nova linhagem foi Uchyu Keiji Gyaban. Traduzindo: Policial do Espaço Gaban. O primeiro policial do espaço usava uma armadura protetora de última geração, possuía uma incrível habilidade de luta, veículos de alta capacidade e robôs gigantes para a batalha.

A primeira trama foi um sucesso e abriu espaço para outros policiais do espaço: Sharivan, Shider, Jaspion, Spielvan e Metalder. Mas o estilo Metal Heroes fez o diferencial ao lançar Jiraiya, o herói ninja, que não tinha nada de policial do espaço, mas, apresentou a guerra do mundo dos ninjas pela inscrição que revelaria o paradeiro do tesouro do século, Pako. A cada episódio um ninja aparecia para tornar-se um aliado do herói ou lutar contra ele junto ao Clã dos Feiticeiros.

O sucesso de Jiraiya levou a Toei lançar um policial ninja, mas o projeto levou a nova saga, Jiban, a ser um policial no estilo do famoso Robocop. O Policial de Aço Jiban lutou contra o grupo Biolon para tentar descobrir um segredo do passado. E para não esquecer o sucesso de seu antecessor, Jiraiya, Jiban recebeu a visita do pequeno Manabu, irmão de Toha, no capítulo 31 da série.

E quem disse que as novidades paravam por aí? O Esquadrão Winspector apresentou três policiais um pouco semelhantes ao Jiban, lutando contra as forças do mal. Trama que resultou em Solbrain, também com o mesmo estilo de Winspector.

No Brasil, tivemos o prazer de conhecer através da televisão, Jaspion, Spelban, Winspector e Solbrain, sendo Jaspion o mais famoso por aqui. Solbrain foi o último a ser exibido, devido ao cansaço que o gênero tokusatsu deixou nos telespectadores. Na época, meados de 1995, várias emissoras exibiam séries do gênero, o que fez muitos telespectadores exigirem novidades. No Japão os Metal Heroes foram perdendo forças e os Sentais e Kamen Riders foram ganhando mais aparição na TV. Em 1996 a TV japonesa apresentava o último herói da linhagem dos Metal Heroes: B-Fighter Kabuto, determinando, assim, o fim da linhagem.

Muitos fãs do estilo, espalhados pelo mundo, ainda lembram e cultuam a linhagem dos Metal Heroes pelo sucesso que fizeram na época de sua exibição.

  
  











  

Matéria: MUNDOTOKU.

6 comentários:

  1. A materia ta muito legau gostei muito vlw.

    ResponderExcluir
  2. A matéria tah maravilhosa!!!
    Pra completar, soh falta vcs tambem disponibilizarem os metal heroes para download (principalmente b-fighter kabuto pois sempre quis assistir)...

    ResponderExcluir
  3. Pena que u genero acabo temos que nos contentar com os que ja existem né mermo, sempre fui fan de toku mais u que espandiu meus conhecimentos para acompanhar as outras series fora do genero conserteza foi os metal hero, mais uma vez vlw pela materia.

    ResponderExcluir
  4. Depois de Solbrain ainda naum teve outra sequencia? acho que era Exceedraft ou algo assim.

    ResponderExcluir
  5. a materia ficou boa mas vc esqueceu de mencionar que a tv globo exibiu Gyavan (junto com Bicrossers)nas tardes da semana em 1992. e Sharivan em sequencia em 1993 pela rede record

    ResponderExcluir
  6. ...postar sobre a trilogia "Rescue Hero" e esquecer de Exceedraft foi um erro grave hein! Além de esquecer de Machine Man, que também foi um Metal Hero e foi exibido no Brasil. Mas mesmo assim a matéria está muito boa!

    ResponderExcluir