terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Metal Heros - Parte 1

Os Metal Heros são uma franquia desenvolvida entre 1982 e 1998 pela Toei, tendo como serie de estreia Uchuu Keiji Gyaban e Robotack como o ultimo representante da franquia, durante os 16 anos que a franquia esteve presente ela sofreu varias modificações que culminaram com o seu encerramento em 1998. Durante os 16 anos que ficou no ar a franquia pode ser divida em grupos, tendo como o principal e de maior sucesso a trilogia dos policiais do espaço, representada pelos clássicos heróis Gavan, Sharivan e Shaider, trilogia esta que vamos nos aprofundar na matéria de hoje.





Uchuu Keiji Gyaban

Serie de estreia do gênero Metal Hero tendo como foco a luta de Gavan ( Retsu Ichijouji ou Takeshi Ichijouji no Brasil) contra a Organização Criminosa Makuu. A serie foi exibida pela TV Asashi entre 25 de março de 1982 e 25 de fevereiro de 1983, obtendo ótimos indicies de audiência no Japão e outros países onde foi exibida. Kenji Ohba ator que interpretou Gavan já havia interpretados outros papeis em series anteriores, Batle Kenya em Batle Five J de 1979 e Denji Blue em Denzi Sentai Denjiman de 1980. Considerada como um dos maiores sucessos de todos os tempos revolucionando todo o universo dos Tokus que vieram em seguida. Gavan reapareceu em alguns episódios de seus sucessores Sharivan e Shaider além de protagonizar um Crossover com seus colegas Uchuu.
Gavan é filho de um policial do espaço originário do planeta Bird com uma humana, após o falecimento de sua mãe ele foi conduzido até o planeta de seu pai onde recebeu treinamento para se tornar um agente da Policia Galáctica que o designou para combater a organização Makuu na Terra e resgatar o pai que havia sido capturado. A organização Makuu era chefiada pelo Don Holar (Don Horror no Brasil) que pretendia conquistar a terra através da implantação do caos.

Uchuu Keiji Sharivan



Continuação direta de Uchuu Keiji Gyaban Saharivan é o oficial encarregado de proteger a Terra após Gavan ser promovido a comandante depois de sua vitória sobre Makuu. Sharivan, Den Iga, foi salvo por Gavan e enviado ao Planeta Bird para ser tratado por eles após ele ser mortalmente ferido por um dos agente de Makuu. Sua missão como agente da Policia Galáctica é combater a Sociedade Secreta MAD (Mado no original) que através do uso de poderes psiônicos pretendia conquistar o universo. Sharivan assim como seu antecessor foi um sucesso no Japão, obtendo algumas marcas melhores até que Gavan.

Uchuu Keiji Shaider
Ultima serie da trilogia dos Policiais do Espaço, Shaider (Dai Sawamura) vem a Terra em busca da Organização Magica Fuuma, organização com planos excêntricos de conquista da Terra e futuramente a galáxia através da utilização de suas habilidades mágicas tentando com isso obter o mínimo de violência possivel coisa que não aconteceu.. Apesar de ter seguido a mesma cartilha de seus antecessores Shaider não obteve os mesmos resultados que eles acarretando assim o fim dos Policiais do Espaço, dando lugar a um novo segmento no universo dos Metal Heros.

Atualidades:

A partir de 2009 a Toei iniciou um processo de revitalização das series das décadas de 70, 80 e 90 com Kamen Rider Decade serie em que o protagonista deveria viajar por vários mundos e ajudar ou mesmo derrotar todos os Riders antecessores a ele para descobrir qual a sua real identidade, o sucesso desta inciativa foi tão grande que em 2011 entrou no ar Kaizoku Sentai Gokaiger serie comemorativa de 35 anos do gênero Super Sentai segue a mesma estratégia de revitalização da series, através da busca dos poderes de todos os 34 super sentais existentes, dando continuidade a esse belíssimo trabalho dia 21/01/2011 estreiou nos cinemas japonese o filme Kaizoku Sentai Gokaiger x Uchuu Keiji Gyaban, sendo considerado um sucesso de critica. Este filme é visto para muitos, inclusive eu, como uma ótima oportunidade para que a Toei traga de volta à TV o gênero dos Metal Hero. Assim como fez a 30 anos atrás Kenji Ohba vai vestiu mais uma vez a armadura metálica de Gyaban para o delírio de todos aqueles que acompanharam a serie original em meados de 82 e 83 no Japão e por que ñ dizer daqueles que viram sua versão exibida pelas TVs Globo e Gazeta.

4 comentários:

  1. eu tive contato por meio de interprete clado do hiroshi watari (sharivan,spilvan ,booberman etc).na época ele veio ao brasil no anime friends(o primeiro e único que presto) e eu pude pegar até um autografo,ja que na epoca cel que tirava foto era osso
    tambem vi de longe os cantores da abertura dos changeman e o cantor da musica tema daileon

    detalhe ja nao sei o nome deles e fiquei com vergonha de pesquisar

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado pela reportagem, trazendo os mais clássicos metal-heroes.
    o quarto metal hero (após shaider) foi jaspion
    que nao fez tanto sucesso no japao,
    mas o maior representante dos tokusatsu ake no brasil.
    alem disso a primeira foto é do jogo space shreif spirits, produzido em 2006(um dos melhores e mais fieis jogos de toku na minha opiniao)

    PESSOAL, ME DEEM SUA OPINIAO
    eu tb quero que volte o genero metal-hero
    sei que existe gavan para dice o game

    mas me digam, alguem, acha ou SABE se vao lançar um game que tenha o gavan para wii??????

    ResponderExcluir
  3. provavelmente sim, é dificil o pessoal deixar passar batido, e se o filme der uma audiencia boa ai que vai sair mesmo um jogo so nao garanto que seja pro WII

    ResponderExcluir